DETRAN LICENCIAMENTO 2020 PI — Consulta, Tabela, Como Pagar

Anualmente os proprietários de veículos de todos os estados brasileiros possuem um pagamento obrigatório, que é o Licenciar seu automóvel. O Detran licenciamento 2020 PI é pago pela maioria dos motorista, tendo apenas algumas situação na qual alguns veículos estão isentos ao pagamento.

Quer ficar por dentro de todas as informações sobre o Detran PI Licenciamento Então siga conosco! Aqui neste post você confere todas as informações referentes ao licenciamento 2020 PI.

Detalhes do prazo de pagamento, assim como também formas de pagar, valor e entre outras informações você fica ciente neste artigo. Siga com a gente para conferir!

Detran Licenciamento 2020 PI

O licenciamento é uma taxa cobrada anualmente pelo Detran PI Licenciamento para todos os motoristas proprietários de automóveis que circulam pelas vias do Estado. O seu pagamento demonstra que o automóvel está dentro das conformidades de segurança e ambiental, estando apto para transitar livremente.

Detran Licenciamento 2020 PI

Só é possível renovar o CRLV quando todas as taxas relacionadas ao veículo forem pagas, isso inclui, além dos impostos obrigatórios, o pagamento de multas e outras taxas.

O valor do licenciamento 2020 a ser cobrado varia de Estado para Estado, cujo cada Governo possui regras e uma legislação própria para cobrar o tributo.

Através do site do Detran será possível consultar o valor a ser pago e visualizar, assim, quais são as pendências que devem ser quitadas para que o motorista consiga obter o licenciamento 2020 MT do seu veículo.

Como o porte do CRLV é obrigatório, o motorista que for pego dirigindo sem o documento poderá perder 3 pontos na carteira, além de receber uma multa no valor de R$ 50,00.

Consulta Licenciamento 2020 PI

O valor do licenciamento PI é atualizado anualmente e por ser de administração do governo estadual, difere do valor cobrado pelo licenciamento de outros estados. Portanto, proprietários de carros, motos, caminhões, utilitários e demais veículos precisam estar atentos ao valor do licenciamento de cada ano.

Para auxiliar a organização do orçamento dos contribuintes, o Detran PI licenciamento, junto com os demais órgãos responsáveis pela taxa, disponibiliza em seu site a opção de consulta gratuita. Com esta opção, proprietários de veículos conseguem verificar o valor do licenciamento 2020 PI e demais débitos de seu automóvel.

Para saber como realizar a consulta licenciamento 2020 PI basta acompanhar os passos a seguir:

Detran Licenciamento 2020 PI

Passo 01: Acesse a página de Taxas do Detran PI Licenciamento http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf


Passo 02: Selecione a opção “Licenciamento”


Passo 03: Nos campos indicados, informe a placa do veículo, o número do Renavam.


Passo 04: Selecione o ano de exercício e informe os caracteres de segurança e clique em “Consultar”.


Tabela Licenciamento 2020 PI

Buscando organizar o recebimento das taxas e impostos pagos por proprietários de veículo, incluindo o licenciamento, o Detran elaborou um calendário de pagamento licenciamento PI que informa a data limite para o pagamento do tributo.

Para saber qual o vencimento do licenciamento de seu veículo, encontre na tabela licenciamento 2020 PI abaixo os últimos números da placa do automóvel, ao lado estará a data de vencimento do seu licenciamento:

Detran Licenciamento 2020 PI

Como pagar o Licenciamento PI

Para efetuar o pagamento do valor licenciamento PI é preciso que o contribuinte já tenha pago o IPVA PI, seguro DPVAT e multas do veículo.

Tendo em mãos a guia para realizar o pagamento do licenciamento 2020 PI, basta dirigir-se a uma agência ou correspondente bancário dos bancos autorizados:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • Banco Popular
  • Comercial Carvalho
  • Casas Lotéricas
  • Correios

A guia para pagamento é expedida anualmente pelo Detran PI Licenciamento e enviada pelos correios aos proprietários de veículos, para o endereço contido em seu cadastro no Detran.

É importante que motoristas e proprietários de veículos mantenham seu cadastro atualizado no Detran licenciamento 2020 PI evitando assim que suas guias sejam enviadas para endereços errados.

Caso o motorista ou proprietário do veículo não receba a guia para pagamento, deve emiti-la online ou então dirigir-se a uma agência física do Detran PI licenciamento ou Ciretran PI e solicitar a emissão de sua guia de pagamento do licenciamento.

O pagamento do licenciamento PI é obrigatório e não possui isenções, ou seja, todos os veículos independente de sua finalidade, categoria ou ano estão inclusos nesta taxa. O valor para do licenciamento PI para o ano de 2020 não difere muito do que é cobrado em outros estados, custando cerca de R$100,00.

Endereço e Telefone do Detran PI

Você pode achar o Detran PI através do seguinte telefone e endereço:

  • Telefone: (86) 3228-4500
  • Endereço: Av. Industrial Gil Martins, 2000 – Redenção, Teresina – PI, 64017-870

Gostou de ficar sabendo sobre o Detran licenciamento 2020 PI? Caso tenha restado dúvidas  deixe o seu comentário para que possamos tirar todas as suas dúvidas o mais rápido possível.

Deixe um comentário